terça-feira, 10 de junho de 2008

A sondagem está sempre presente

As sondagens têm um valor incalculável na política de um governo. Esses estudos são os únicos que permitem a um político antecipar a reacção do público a determinada política que queira adoptar. Assim, ele fica a saber se a ideia será bem aceite ou não e pode-se precaver de possíveis situações desagradáveis, antecipando-se às reacções do povo.
No entanto, as sondagens para serem de confiança e terem rigor dependem de diversos factores: a forma como o questionário é construído, a forma como a amostra é escolhida (focus group) e a forma como os resultados são analisados.
A sondagem também funciona como um instrumento de gestão porque através dos resultados sabe-se se determinada política é a ideal para ser adoptada.
Em "Os Homens do Presidente" as sondagens estão sempre presentes pois é através dos resultados que o governo conhece os índices de popularidade em que se encontram perante os cidadãos. Por exemplo, quando Bartlett dá a entrevista na televisão a afirmar que sofre de esclerose múltipla, que o escondeu durante muito tempo e com isso acabou por enganar os americanos, estavam a ser feitas sondagens para se saber se a popularidade tinha tido uma queda muito grande em relação ao período antes da entrevista.
No filme "Bóris" à medida que o filme avançava iam aparecendo os resultados das sondagens até à altura. É por elas que os assessores dos políticos se guiam para saber o que está bem e o que não e o que se deve mudar e o que não se deve mudar na estratégia de comunicação com os órgãos de comunicação social e estes posteriormente com o público.

Sem comentários: