terça-feira, 10 de junho de 2008

A Manipulação

Todos os políticos que estão no poder são mestres da manipulação. Quer dizer, pelo menos os assessores desses políticos são artistas nessa arte.

Há dois tipos de manipulação, a que escolhemos apenas uma parte da realidade e apenas divulgamos essa realidade que nos interessa ou então a que alteramos, fabricamos e mentimos sobre algo de forma a conseguirmos o nosso objectivo.

Na política é o segundo tipo de manipulação que impera. No entanto, a verdade é que vale tudo para ter a opinião pública a favor e quando as coisas correm bem a relação com os jornalistas é a melhor do mundo mas quando os jornalistas transmitem para a opinião pública algo que não sirva os interesses do político as acusações aos órgãos de comunicação social sucedem-se umas atrás das outras. Portanto, os jornalistas como intermediários entre o protagonista e o público são um elemento importantíssimo na comunicação entre eles.

Na teoria, a manipulação é um recurso à comunicação de crise mas na prática o esquema é o contrário, ou seja, os conselheiros dos protagonistas recorrem sempre à manipulação (spinning) e só em última instância é que se baseiam na comunicação de crise.
O filme "Manobras da Casa Branca" exemplifica um "realidade" manipulada.
Para fazer desaparecer as notícias do escândalo sexual em que o presidente estava envolvido, o estratega (spin doctor) do presidente criou, ou melhor, ficcionou uma guerra com a Albânia e num ápice as notícias sobre o escândalo sexual desapareceram.

2 comentários:

João Paulo Meneses disse...

Álvaro:
o seu trabalho é mais um que resume a matéria do semestre, sem ter em atenção o tópico central: os politicos gostam/usam a comunicação de crise para resolver os seus problemas?
era isso que se pedia.
o seu trabalho é uma especie de resumo da matéria do semestre, acho que não lhe falta nada... a não ser o essencial!
Não há ligações externas, não há investigação.

Todos os políticos que estão no poder são mestres da manipulação

João Paulo Meneses disse...

Adenda:
lembra-se de eu dizer que um jornalista - e quem procura o rigor na informação - não deve usar certas palavras e que entre essas está o «todos» ou «tudo»?
Não é verdade que «Todos os políticos que estão no poder são mestres da manipulação». Todos os que estão no poder? Qual poder? A Cãmara de Vila Nova da Rabona também?
é óbvio que não se pode dizer uma coisa dessas