terça-feira, 10 de junho de 2008

A mentira na política

Qual o político que nunca mentiu ao público? Qual o assessor que nunca mentiu ao jornalista?
Pois bem, a verdade é que a mentira é algo incorporado e que nunca irá ser retirado da política.
Aliás, a mentira nasce logo após uma pessoa ter cobertura mediática. A tentação de tentar agradar a toda a gente ou então a um determinado tipo de público faz com que um político se torne em algo que não é.
A isto se chama marketing político. Como o professor afirma, há quem não goste da expressão porque dá a ideia de que se está a vender políticos mas na verdade é mesmo isso que acontece.
Por outras palavras, os políticos fazem tudo para serem comprados pelo público.
O marketing político permite a uma pessoa construir uma imagem que não é a sua. Se o político for realmente bom, então só ganha com isso mas caso seja mau, então mais tarde a verdade virá ao de cima e dificilmente conseguirá voltará a ter sucesso.
Os políticos com o marketing político criam imagens de marca. Por exemplo, Paulo Portas, do CDS-PP, é conhecido por andar pelas feiras principalmente durante as eleições. A realidade é que por muito absurda que a situação seja, já faz parte da identidade política dele e também do partido político ao qual pertence, Partido Popular.
Nos "Homens do Presidente" acontece o mesmo. A campanha para a sucessão de Jed Bartlett é exemplo disso. Cada candidato tenta adaptar o seu discurso a determinado público-alvo, os discursos que fazem contém frases curtas que possam servir de destaque na comunicação social (soundbite) que dessa forma chegarão de forma positiva ao público a que as mensagens se destinam.
No filme "Bóris", com base nas sondagens, descobriu-se que para Boris Ieltsin ter mais sucesso nos seus discursos, teria de sorrir mais. Ou seja, ele teve de adoptar uma postura que não era sua para agradar aos eleitores. Assim, com marketing político, soundbites e campanha negativa (é o próximo tópico do relatório) conseguiu vencer as eleições na Rússia.
A resposta às questões colocadas anteriormente é que na política tudo vale para se atingirem os objectivos que são delineados.

Sem comentários: