terça-feira, 10 de junho de 2008

A Campanha Negativa

A campanha negativa actualmente é um conceito que tem de entrar na campanha de todos os políticos que se queiram candidatar a algum cargo.
Este tipo de campanha consiste em acusações constantes entre os candidatos ao mesmo lugar, onde o ponto máximo é a criação ou o aproveitamento de rumores para arruinar a imagem do adversário. Porém, só isso não garante a vitória. Recorde-se que em Portugal, nas últimas eleições legislativas, o candidato a primeiro-ministro do PSD, Santana Lopes, aproveitou o rumor sobre a suposta homossexualidade do adversário do PS, José Sócrates, mas nem isso lhe valeu a vitória pois, como o tiro lhe saíu pela colatra, José Sócrates não só o derrotou como venceu as eleições por maioria absoluta.
Na campanha negativa também deixa-se de lado o "politicamente correcto" em troca de insultos entre os candidatos por vezes demasaiados agressivos para uma camapanha eleitoral.
Em "Os Homens do Presidente" a campanha para a sucessão de Jed Bartlett é muito negativa.
São os assessores que lideram toda a campanha dos candidatos para quem trabalham e por vezes, os protagonistas funcionam como autêntico bonecos dos assessores.
A campanha negativa raramente é iniciativa dos protagonistas mas tudo vale para vencer.
No episódio "The Al Smith Dinner", o candidato Matt Santos questiona um assessor sobre a forma de vencer o adversário, Vinnick: "Como será o debate se tiver de o destruir para vencer?"
No entanto, foi lançada nas televisões uma campanha contra Matt Santos e onde obviamente este perdia popularidade. Sem se saber quem eram os criadores da campanha, os assessores de Santos deduziram que a autoria teria sido da equipa do Vinnick e daí retira-se a frase de Josh (director de campanha de Santos): "Ou tiram o anúncio do ar ou a diplomacia acaba aqui".
Logo, daqui conclui-se que é impossível haver diplomacia entre dois candidatos numas eleições.
Após o anúncio, Santos afirma: "Vamos atacá-lo e com toda a força". O ataque a que Santos se referia era um ataque pessoal a Vinnick. Portanto, com a campanha negativa não são só as ideias políticas que estão em confronto, a vida pessoal está sempre a ser "assaltada".
Frase do assessor de Vinnick: "Sim ganhamos, mas com batota". As eleições são um autêntico combate de vale tudo.
Matt Santos afirma a Leo aquilo que tenho tentado dizer anteriormente: "Os anúncios negativos resultam".
São os assessores que organizam as estratégias e não o protagonista, como também já referi. Vinnick não apoia o anúncio negativo contra Santos que lhe dá uma boa vantagem e por ser demasiado "leve" irá perder as eleições (tal como o caso da mala, em que Vinnick não quis usar as informações estrondosas que tinham lá dentro sobre um filho ilegítimo, num episódio que vimos no primeiro semestre).
Diálogo entre Santos e Vinnick:
Santos - Se quer uma campanha dura vai ter.
Vinnick - Eu não comecei isto.
Santos - Não, foi o seu exército.
O "Bóris" é outro exemplo de que a campanha negativa é essencial para se ganhar as eleições. Só quando Boris Ieltsin decidiu fazer camapnha negativa contra o adversário é que começou a subir nas sondagens até vencer as eleições.

Sem comentários: